quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conhecimento - Turing e a Inteligência Artificial

A primeira pessoa conhecida a mencionar AI (Artificial Intelligence) em suas anotações foi Ada Lovelace Byron (1815 – 1852):
Ada Lovelace, as many of the mathematicians who dealt with computation did then, chose to speak her mind on the subject of artificial intelligence. She reasoned that the Analytical Engine would never be capable of originating anything, and therefore could not achieve intelligence. Though her reasoning goes on to say that the Engine could only do what it was programmed to do, whatever someone knew how to order it to behave. (Rheingold, 1985)
Porém de forma negativa, algum tempo mais tarde (60 anos após sua morte) surgiu um outro matemático chamado Alan Mathison Turing (1912 – 1954), que propôs um simples desafio: Ao fazer uma série de perguntas a um desconhecido (que pode ser um ser humano ou um computador) e este a responder de modo que quem formulou as perguntas não saiba se as respostas foram dadas por um ser humano ou pelo computador, este programa do computador é inteligente. Então em meados dos anos 50 estava criado o Teste de Turing.

Este teste e bem visível no filme Blade Runner, no qual os investigadores o utilizam para descobrir os replicantes. Saindo um pouco da ficção e retornando para a praticidade, os modernos vídeo games se baseiam neste teste para analisar o quão poderoso pode ser um jogo, outro caso é o famoso programa "Siri" (inclusive apareceu em um episódio da série The Big Bang Theory), principal chamativo do iPhone 4S, que é um Assistente Pessoal capaz de ajudar o usuário a resolver alguns de seus problemas, pode ser que o reconhecimento de voz ainda não esteja 100%, em compensação, ao ser entendida uma determinada pergunta a ação que o assistente toma é digna do melhor programa de AI.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. Olá Fernando,

    Parabéns pelo blog e por esse post.
    Desconhecia o Ada Lovelace Byron, interessante.

    Em meu blog eu postei um video sobre Alan Turing e acredito que valha a pena dar uma espiada. Segue link.

    http://infinitomaizum.wordpress.com/2009/04/10/voce-sabe-quem-foi-alan-turing/

    Abraços,
    Robson

    ResponderExcluir