sábado, 18 de fevereiro de 2012

Empregabilidade - Que tipo de profissional é você?

Existe uma atitude muito simples que é muito difundida por profissionais americanos, é chamado de Atitude DYI, do inglês Do It Yourself (ou seja, faça você mesmo), não sei se já reparou em uma loja chamada Leroy Merlin, a grande maioria das coisas vendidas são para levar e fazer (isso muitas vezes significa construir), no Brasil fizeram uma pequena adaptação no sentido de disponibilizar uma pessoa para ir na sua casa e montar.

Quando cito a cultura americana, não é porque defenda tudo ou ache tudo o que vem de fora melhor, é simplesmente porque o espírito Empreendedor faz parte integrante da cultura americana, devemos lembrar que historicamente os Estados Unidos foram colonizados por pessoas que sairam da Europa para buscar  uma vida melhor, já o Brasil era apenas um solo a ser explorado para o benefício de Portugal. E infelizmente esse tipo de cultura no nosso País se estende até os dias atuais, muito jovem brasileiro não deseja ter seu próprio negócio, deseja apenas passar em um bom Concurso Público (ou será que estou mentindo?). Atitude DYI significa que você faz todo o trabalho com suas próprias mãos, que traduzindo em miúdos, significa não ficar esperando que os outros façam o que deve ser feito. Quantas vezes vemos as coisas interrompidas simplesmente porque alguém cruza os braços esperando que outro alguém simplesmente tire uma cópia, ou que realize a digitação, ou que entregue um determinado documento, ou seja, coisas que seriam realizadas facilmente pela mesma pessoa.

Algumas pessoas possuem esse tipo de atitude e gostam de colocar "a mão na massa" e fazer pequenas coisas nas suas casas, e esse é o ponto: "nas suas casas". Uma pessoa pode muito bem fazer o trabalho de vários "profissionais" sem desmerecer seu próprio trabalho, pois ver a sua empresa crescer não é demérito para ninguém e nem trabalhar como um escravo. Ter uma Atitude DYI começa por arrumar e limpar sua mesa, buscar o seu café ou sua água, por inserir seus dados para realizar algum teste no programa, por fazer suas próprias coisas ao invés de esperar que outros façam.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. Muito bom Fernando.
    Realmente o nosso mundo seria muito melhor se as pessoas tomassem mais iniciativas.
    Ao invés de ficarem esperando tudo na mão.

    ResponderExcluir