sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tablet - A Novela (7) - Buscando razões para ter um?

Agora possuo um novo brinquedo, mas será realmente um "brinquedo"? Quais foram as razões que me fizeram gastar o preço de um Notebook na compra de um excelente Tablet? Vamos a mais um episódio da fantástica série: Tablet - A Novela.

No episódio passado confessei que sou um gastador compulsivo e mesmo tendo um Tablet de 7" gastei meus bons R$ 1.290,00 para adquirir um de 10". Quero deixar bem claro que um Tablet possui 'quase' a mesma utilidade de um Notebook e o que você faz com o Tablet é possível reproduzir com um Notebook ou Desktop. Quero também deixar claro, para quem não convive comigo, que possuo seis aparelhos eletrônicos: Um desktop, um notebook, um tablet, um Kindle (eReader), um Smartphone e uma calculadora HP 12-C. Se fosse pensar que um Desktop realiza todas as tarefas dos outros cinco aparelhos nunca os teria comprado, inclusive também não compraria um DVD Player ou Blue Ray Player, Televisão e por esse caminho seguiria concentrando todos os meus aparelhos no Desktop.


As razões que me fizeram adquirir um Tablet foram para realizar as seguintes atividades:
  1. Não ter que carregar um grande peso. Muitas vezes estou indo para locais que levar um Notebook chamaria muito a atenção além dos seus kilos de peso.
  2. Ser mais prático. Não tem coisa mais chata do que aguardar o boot de um computador quando estamos simplesmente querendo uma informação, do tipo, acessar uma página Web ou ler um eMail, e não é só aguardar o boot, tem também o tempo de desligar o computador. No tablet aperto um botão e acabou.
  3. Ler revistas. Troquei meu Tablet de 7" por um de 10.1" por causa desse item, é um prazer comprar, baixar e ler uma revista na hora que quiser e aonde estiver. Saiu a nova "Android Magazine" italiana? Então acesso o aplicativo Zinio Reader, seleciono o tópico "Ciência e Tecnologia" e "WEB & TI" e lá está a edição de Fevereiro por $2.71 ou posso fazer uma assinatura de 12 edições por $16.19.
  4. Ler Jornais. Já o aplicativo PressReader me permite selecionar por País quais Jornais desejo comprar e baixar na hora, sem ter que acordar de madrugada para conseguir comprar a Folha na edição de domingo, ou ter que ficar de banca em banca de revista procurando o "The Independent" inglês porque saiu uma reportagem que quero ler.
  5. Possuir controles práticos a disposição. Comecei uma nova dieta, quero fazer exercícios, regular minha conta bancária, as compras no supermercado, ou seja, quero organizar minha vida? Existem vários aplicativos gratuitos disponíveis para fazer isso.
  6. Localizar um local. Existem também vários aplicativos que me permitem achar a localização de algo que estou procurando.
  7. Estudar. Carregar uma biblioteca com meu tablet é o básico de funcionalidade, um SD Card de 4 GB corresponde a quase uma Alexandria em livros e referências, é muito difícil hoje não encontrar toda a informação que preciso em arquivos digitais.
  8. Fazer Anotações. Ter a sua disposição um bloco de notas, uma prancheta para desenhos, um aplicativo para mapas mentais e conceituais, um gravador, um leitor de MP3 sempre a mão e no momento que você precisa.
  9. Um programa de Escritório. Especificamente o Tablet ASUS vem com o aplicativo Polaris Office que permite a leitura e criação de documentos, planilhas e apresentação. No Market é possível encontrar o Documents ToGo.
  10. Ficar Informado. Leitores de RSS, aplicativos como CBN, CNN, Folha ou The Wall Street Journal, me mantém a par de tudo o que acontece no mundo e sem muito esforço.
  11. Dicionários. Só pelo trabalho de carregar um bom dicionário de Português, Inglês e Espanhol já valeria a pena, contando que ainda posso ter a disposição o Código de Defesa do Consumidor, a Constituição Brasileira e uma Enciclopédia.
  12. Diversão. Quem nunca jogou Angry Birds, Labyrinth, Pinball ou Tetris? Raramente uso meu Tablet para isso, mas em uma fila de banco ou na espera de um dentista não existe nada mais relaxante. Atualmente estou viciado em Palavras Cruzadas e o aplicativo Shortyz que pesquisa e traz as Crosswords do principais jornais é meu divertimento aberto.
Existem várias coisas que não posso (ainda) fazer com um Tablet. Desenvolver aplicativos ou montar um Servidor Web, mas como disse antes tenho vários aparelhos para realizar várias atividades e não quero concentrar todas as minhas ações em um único.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário