domingo, 19 de fevereiro de 2012

Empregabilidade - Não tenho tempo ou prioridade?

Tenho um total de 13 livros escritos e estou atualmente escrevendo meu 14º Livro, um livro leva umas 12 horas para escrever cada 10 páginas, em média cada livro tem mais de 150 páginas, uma conta básica e temos, hum..., calculadora do Windows, demora para abrir, hum..., pega a HP-12C, está na pasta, minha coluna, hum..., isso mesmo 180 horas, ou seja, gasto uma semana e meio dia para escrever um livro (se não precisasse dormir ou fazer qualquer outra coisa) e as pessoas ainda me perguntam porque em média demora 2 anos para escrever um simples livro. Simples, prioridades.

Todo o aprendizado ou coisas que iremos fazer nessa vida é definida pelas prioridades, por exemplo, quer ser um gênio da Matemática? Basta dedicar metade do seu tempo diário (12 horas) para isso e ao final de quatro anos terá dedicado exatamente dois anos inteiros ao estudo exclusivo da Matemática. Existe alguém que faz isso? Claro que existe "os gênios da Matemática". Como professor isso é meio frustrante, muitas pessoas gastam uma nota para frequentar um curso e quando chegam lá o que fazem? Dizem que não tem tempo para estudar, não tem tempo para rever a matéria, não tem tempo para fazer o dever de casa e por aí vai. Não tem tempo ou não determinam a prioridade necessária para aquele determinado item?

Sejamos francos, o dia tem 24 horas e isso não vai mudar, a menos que se desloque para outro planeta (ouvi dizer que Saturno é maravilhoso essa época do ano), então o que faremos nessas horas? Quais são as coisas que achamos importante para a nossa vida e nossa carreira? Aprender um novo idioma, fortalecer o que já conhecemos, aprender uma nova maneira de realizar uma conta, ler um livro de filosofia, ou, desejamos dar prioridades a ficar na horizontal em algum lugar, assistir a um apresentador Podre de Rico entregar uma nova casa para uma família pobre, ver duas popozudas brigando em uma casa que estão confinadas, passar horas empilhando bloquinhos. O que é mais satisfatório para sua vida e sua carreira?

Todo dia faço um balanço de como gastei meu dia e estabeleço minhas prioridades para o dia seguinte, não por ser organizado mas por ser chato comigo mesmo, quero ser melhor a cada dia, quero poder dizer que fiz algo dessa vida que me foi entregue e que dura tão pouco, se viver na média dos 80 anos, dos quais até os 12 não temos a menor responsabilidade e depois dos 60 a mente já não funciona como deveria, então conta rápida novamente, hum..., tinha certeza que tinha deixado  a calculadora do Windows aberta, hum..., minha coluna de novo, hum..., temos então 20 anos para realizar algo, não, a conta não está errada dos 48 anos que restam são necessários metade do tempo para dormir e realizar as necessidades básicas (e não estou contando com banhos), vamos descontar mais 4 anos que serão necessários para alimentação. E agora vem a pergunta o que você fará nesses 20 anos?

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário