sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Empregabilidade - Currículo

Sei que este é um assunto muito batido e acredito que você pode encontrar muitas dicas por vários sites, entretanto, quero dar a visão de alguém que não é da área de RH, mas de um profissional que é "convocado" para avaliar tecnicamente uma série de currículos.

Primeira dica - Seja breve

Um currículo deve ter no máximo 2 páginas, quem está lendo não lerá apenas um currículo e sim vários, resultado, currículos grandes e com muita informação não leva a nada.

Segunda dica - Seja claro

Não consigo compreender como as pessoas conseguem dar tantas voltas para falar algo simples, enrola, enrola e enrola simplesmente para dizer que tem experiência em "Visual Basic". Não seria mais fácil escrever: "Possuo experiência de XX anos em Visual Basic"?

Terceira dica - Seja atual

Você acredita realmente que aquele curso de SINCLAIR que fez na década de 80 vai lhe dar o cargo de "Programador Java"? Ou que um curso de "digitação" conta pontos para uma vaga de analista?

Quarta dica - Pare de frescuras

Um currículo deve mostrar o tipo de profissional que você é, o curso de Yoga que você fez não interessa em nada para o cargo de programador, muito menos interessa saber se você é ou não fumante, ou praticante de uma determinada religião, suas medidas, se pratica ou deixa de praticar esportes. Informação inútil no currículo só irá denegrir sua imagem.

Quinta dica - Pare de frescuras com as fontes

A fonte oficial padrão de currículos é ARIAL tamanho 11, letra menor é querer que o avaliador use uma lupa, letra maior apenas para os títulos. Várias fontes no mesmo currículo nem para o cargo de Web Designer.

Sexta dica - Lembre-se para que serve o currículo

Um currículo serve para que o leitor queira chamá-lo para fazer uma entrevista, uma vez peguei um currículo que tinha tanta informação que não senti a menor necessidade de chamar o profissional, estava tudo ali escrito.

Sétima dica - Não escreva em português arcaico

Muitos sites dizem: "Cuidado com o Português", acho que as pessoas levam isso tão a sério que escrevem um currículo como se quisessem ser aprovados para o cargo de revisor de Machado de Assis. Cuidado com  o português quer dizer que não escreva coisas como: nessessidadi, hapremdi, minitrei, linguajem entre outras barbaridades.

Oitava dica - Sempre visite sites com dicas

Sabia que aquele papo de colocar no currículo: "Desejo progredir na empresa e me tornar..." já não é mais aceito? CPF, Carteira de Motorista, Foto, casado ou não são consideradas informações inúteis? O ideal é você ter no currículo apenas os três últimos cargos com data e um resumo do que você fez? Então, fique de olho aberto em sites que contém dicas atuais sobre currículo.

Para finalizar, aqui estão alguns sites aonde poderá melhorar seu currículo, aproveite:

http://www.gojava.org/node/699
http://noticias.uol.com.br/empregos/dicas/curriculo.jhtm
http://www.youtube.com/watch?v=glofSn7xLDw
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/index.shtm
http://www.catho.com.br/dicas/lista.php?qual=2&tit=

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Por favor, um currículo de ser sempre enviado em formato PDF, nada de DOC, DOCX, ODT ou qualquer outro (já recebi um currículo em PPT).

0 comentários:

Postar um comentário