domingo, 29 de agosto de 2010

Literatura - Luna Sangrienta de Ramsey Campbell

Agora são 21:20 de um calorento domingo. Com um título desses se imagina logo um livro de lobisomens, que andam com um peitoral sarado desnudo fazendo suspirar as mocinhas no cinema. Nada disso, nada de lobisomens e muito menos sangue, inclusive quase não existe morte no livro (a não ser de um calango albino que morre pisoteado logo no começo). Esse é mais um daqueles casos de tradução de capa mal feita pois o título original é "The Hungry Moon", e, infelizmente esse livro não se encontra em Língua Portuguesa, por isso citei o título em espanhol.

A história é bem interessante e se passa em uma cidadezinha no interior da Inglaterra, chamada curiosamente de "Moonwell", onde a população mantêm uma antiga tradição druída bem estranha, uma vez por ano colocar flores em volta de um grande buraco. Um carismático evangelista, chamado Godwin Mann, aparece e muda a vida de todo mundo. Agora com 90% da cidade formada de crentes radicais, com direito inclusive a queima de livros considerados satânicos e quase uma caça às bruxas, a história vai se desenrolando e dando voltas sobre voltas.

Se percebe pelo nome dos personagens que Campbell tem um humor bem sutil e típico dos britânicos. Este é um livro antigo de 1988, porém foi o ganhador do British Fantasy Award, como a melhor novela. Recomendo sua aquisição em lingua espanhola ou no original em inglês, pelo menos você pode treinar um pouco.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário