sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Empregabilidade - Mentira tem perna curta

"Possuo o domínio completo de Inglês, Japonês, Árabe, Hebreu e Otomano. Além disso consigo desenvolver de modo Ágil e Scrum em várias linguagens entre elas, Java, Ruby, Cobol e UML. Sou o responsável por todos os sistemas e peça fundamental na minha empresa...". Isso, entre outras coisas que estavam escritas no currículo.

E esse gênio estava bem na minha frente, porém ao invés de me impressionar com o desenrolar da entrevista e pensar em contratá-lo, comecei a me perguntar:
  • Como é que um profissional desses não possui um emprego desde 2000?
  • Pelo domínio que diz ter em ITIL, Java, entre outras tecnologias como ainda não conseguiu tirar um único certificado? 
  • Como pode ser um profissional que adora trabalhar em grupo se no seu currículo não existe um único trabalho assim, além disso, em todos os cantos escuto e leio o pronome muito pessoal "Eu"?
  • E finalmente, como esse mesmo profissional que pede R$ 8.000,00 aceita na hora uma oferta de R$ 1.200,00?
As respostas são extremamente simples, "nem tudo o que reluz é ouro". O pior tipo de profissional é o que mente, muitas vezes mente tão bem que chega a enganar a si mesmo, transformando tudo aquilo que diz (por mais estranho que pareça) em verdade. Porém, basta este iniciar o trabalho, que realmente, toda a podrid..., ops, a realidade vem a tona, boiando marrom na superfície.

Atualmente, as empresas aprenderam a realizar uma prova técnica antes de contratar quem quer que seja. A prova normalmente envolve conceitos de lógica, língua inglesa, o assunto técnico que está previsto como conhecimentos obrigatórios. Deste modo, antes de escrever algumas lendas no seu currículo, pense que isso pode ser dissipado e impregnar de um modo tão forte que nem tão cedo você poderia aspirar a novos contratos de trabalho.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário