quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Informática - Linguagem Assembly - Parte 2

Em alguns blogs passados vimos como dar saída de texto em linguagem Assembly. Como segunda aula, veremos um pouco da estrutura, podemos escrever nosso programa de modo totalmente procedural, isso significa que isolamos o código em partes lógicas.

Vamos analisar o seguinte código: 

ORG 100h
 
MOV AH, 0Eh
MOV AL, 'H'
INT 10h
CALL m1
MOV AX, 2
MOV AH, 0Eh
MOV AL, 'L'
INT 10h
RET
 
m1 PROC
 MOV AH, 0Eh
 MOV AL, 'A'
 INT 10h
 RET
m1 ENDP
 
END

 
Já conhecemos quase todos os comandos, pois foram vistos anteriormente. Este programa começa preparando a saída de vídeo e mostra uma determinada letra. Em seguida, entra um comando novo chamado CALL, esse causa um desvio no código chamando uma PROC (descrita mais abaixo) chamada 'm1'. Observe que dentro desta procedure devemos iniciar novamente a saída de vídeo para mostrar a próxima letra. O final da procedure está delimitado pelo comando ENDP. O código retorna então ao ponto de chamada e mais uma vez, devemos reiniciar a saída de vídeo para mostrar a última letra, formando o nome do computador de "2001 - Uma Odisséia no Espaço".
 
Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo
 
Curiosidade: Aumente uma letra e descubra o nome da empresa que, na época que este livro foi escrito, dominava todo o mercado de informática, também apelidada de "Big Blue".

0 comentários:

Postar um comentário