terça-feira, 17 de agosto de 2010

Informática - Produtividade x Tecnologia

"O computador é uma máquina inventada para resolver problemas que não existiam antes dele ser inventado" e as novas linguagens para complicar o uso do computador. Sou de uma época na qual as liguagens eram executadas em processos denominados batch, o usuário não possuia qualquer controle, isso tudo era a magia da informática onde seus técnicos eram considerados alquímicos.

Atualmente temos os navegadores e os sistemas tem 100% de participação do usuário e essa participação deve refletir cada vez mais no sistema, por exemplo, para escrever este blog estou utilizando um (excelente) sistema que me fornece todas as facilidades para expor minhas idéias, destacar determinada parte do texto. Porém, como fica a produtividade do desenvolvimento de um sistema como este? Sei que na minha época o máximo de saída que produzíamos eram relatórios, e isso era feito em uma impressora matricial que tinha um único tipo de fonte. Hoje temos milhares de saídas, até mesmo em celular, além de milhares de fontes, temos perfis profissionais que não existiam, tais como, Designer, Analista de Métricas ou Testador. Hoje, para realizar um PF em Java, em ambiente Web, para uma Fábrica de Software consideramos o valor de, na melhor das hipóteses, 8 horas, isso significa um dia inteiro do trabalho de um profissional, apenas para um único ponto, imaginemos então um sistema com 3.000 PF (considerado de médio porte).

Quanto mais detalhes um sistema possui, mais baixa é sua produtividade, essa "lenda" de reaproveitamento, bibliotecas prontas, entre outras maravilhas que inventamos só funcionam em um único ponto, quando a equipe de construção trabalha como uma Orquestra Sinfônica (já perguntou para um músico quanto tempo ele passa ensaiando?). Sinto meu amigo, produtividade está inversamente proporcional a tecnologia, se não houver muito estudo e treinamento da equipe o máximo que aquela nova biblioteca irá dar ao seu sistema é uma grande dor de cabeça. Por isso sou fã da filosofia: KISS.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. Keep it Simple..., sempre a melhor escolha.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir