segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Projeto - Iniciando um Projeto (o quê e quanto)

Lembra daquele colega que estudou com você no segundo grau e se formou em odontologia? Pois é, depois de alguns anos ele telefonou e deseja lhe contratar para desenvolver um sistem para o consultório, para isso precisa saber duas coisas, o quê e quanto? O quê muitas vezes é mais simples que o quanto, pois esse último leva em questão uma série de fatores, entre eles, a amizade (mesmo sendo distante).

Para iniciar este tipo de trabalho, recomendo realizar uma Modelagem Conceitual, uma excelente ferramenta é a brasileira brModelo (encontrada no site http://www.sis4.com/brmodelo/). Esse tipo de modelagem irá definir o esqueleto do banco de dados com esse podemos levantar mais dados e ajudar a responder O quê. Com essa modelagem correta podemos realizar uma contagem de PF (Pontos de Função) denominada Indicativa, esta é baseada exclusivamente na quantidade de tabelas que o sistema utilizará. Esta contagem leva em consideração o somatório da tabelas que o sistema realizará um CRUD (sigla para inserção, consulta, alteração e exclusão dos dados) multiplicado por 35 e o somatório das que o sistema utilizará apenas como consulta e/ou geração de relatórios multiplicado por 15.

Agora vamos a parte mais divertida, feito isso teremos uma idéia de como será a aplicação e quantos PF ela possui, agora pegue o valor de quanto você acha que deveria ganhar por mês para realizar esse trabalho em regime PJ, divida esse valor por 22 em seguida por 8 e deste modo teremos o seu valor de hora.

Agora que temos todas as peças podemos juntar o quebra-cabeças, cada PF demora uma determinada quantidade de horas para ser executado (Java/JSF: 12 horas, Java/JSP: 8 horas, Java/Struts: 10 horas, PHP: 10 horas, ASP: 8 horas, dependendo da linguagem escolhida existe um valor histórico), então vamos supor que o sistema será desenvolvido em Java/Struts, então pegamos o seu valor de hora e multiplicamos por 10 e em seguida pelo Total de PF e teremos a resposta para o quanto.

Resumidamente:
  1. Realizar um modelo conceitual do banco
  2. Para cada tabela que o sistema irá tratar somar 35.
  3. Para cada tabela que o sistema irá consultar somar 15.
  4. Guardar esse resultado como valor PF.
  5. Calcular quantas horas vale seu trabalho.
  6. Verificar a linguagem do sistema e obter a produtividade.
  7. Valor do sistema = PF * Produtividade * ValorHora
Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário