segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Informática - 10 Sites que devem ter no seu favoritos

Sou do tempo aonde o que poderia fazer para aprender era ir a uma biblioteca (ou ter a Barsa em casa), e rezar para encontrar alguma informação. Veio a Internet e chorei, chorei como um menino que acaba de sentir que um novo mundo se abriu, foi como se passasse minha vida inteira trancado em um porão sendo aquele meu único mundo, mas, magicamente alguém abriu uma porta e falou: "Esse é o mundo, seja bem vindo".

Existem duas maneiras de encarar a Internet, como um grande centro de aprendizado ou como um grande parque de diversões, cabe a você escolher o uso. Parece que estou sendo grosseiro, mas permita-me dizer uma coisa, o dia tem 24 horas ou 1.440 minutos, por exemplo, para escrever este artigo vou gastar uns 15 a 20 minutos e para você ler vai provavelmente gastar uns 5 minutos, esses minutos não serão mais recuperados entretanto serão trocados, eu vou ganhar uma melhora na forma de escrever e você vai ganhar mais conhecimento (e quem sabe uma nova forma de pensar). Agora, supomos que você entra em um programa de relacionamentos e passa 30 minutos, o que ganha em troca? Talvez, uma nova amizade. E dessa forma vai, ou seja, encaro a Internet como uma forma de trocar meus minutos diários por algo que possa me tornar mais produtivo e aproveitar melhor meus próximos minutos.

O Google nasceu para que seja mais fácil e rápido podermos encontrar uma determinada informação, observe que atualmente tudo está atrás de uma simples palavra: velocidade. Estamos em um mundo onde ao estalar de dedos a informação deve estar disponível, no meu livro "Métricas para Desenvolvedores" contei que trabalhava para um diretor que me ensinou como dar-lhe uma determinada informação, funcionava da seguinte maneira:
  • Em 2 minutos, tenho que ter a idéia do que ele está perguntando.
  • Em 20 minutos, tenho que ter o máximo possível do que ele está perguntando.
  • Em 120 minutos, tenho que ter uma tese de doutorado prontinha para o que ele está perguntando.
Desta forma aprendi que tenho que usar todas as ferramentas que posso a meu favor, e uma delas é organizar muito bem o meu "Favoritos", uma vez que consiga deixá-lo prático, conseguirei em muito pouco tempo obter toda a informação que necessito. Ao ler o título desta postagem, pode pensar que mostrarei os 10 sites que considero os mais importantes, não pretendo fazê-lo, porém gostaria muito de conhecer os seus 10 sites.

Abraços e até a próxima,
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário