terça-feira, 3 de agosto de 2010

Informática - Bancos de Dados Livres

Nenhuma novidade que a Oracle comprou a Sun e com essa aquisição foi levado junto o Banco MySQL, porém, a pergunta que fica no ar é: Sendo que a Oracle possui o banco Oracle 10g Express Edition distribuído de forma gratuita existe o interesse de continuidade do MySQL?

Acredito que a resposta também seja simples: Porque não? Atualmente podemos optar por uma série de bancos de dados que podem ser utilizado pelos desenvolvedores de forma gratuitas, entretanto muito pouco destes poderia ser utilizados em ambiente de produção. Permita-me fazer um pequeno comparativo entre os bancos gratuitos existentes (sem ordem no grau de importância ou utilização):
  • MySQL, este banco que até sua versão 4.0 não possuia Stored Procedures, Triggers e Relacionamentos, deste modo muitos DBA torciam o nariz, entretanto era um dos mais rápidos e ágeis bancos para desenvolver aplicativos para a WEB.
  • POSTGRES, denominado pela comunidade como o concorrente principal da Oracle, um banco muito utilizado em ambientes de produção e saiba que foi um dos primeiros a permitir Orientação a Objetos.
  • HyperSQL, mais conhecido como HSQL, banco construído em linguagem Java sendo extremamente leve e muito poderoso, atualmente é utilizado pela suíte do OpenOffice (como substituto para o Access).
  • Prevayler, imagine um banco pequeno, totalmente escrito em Java, Brasileiro, que você não pode ficar sem conhecer (encontrado em http://www.prevayler.org/).
  • Oracle 10g Express Edition, quer aprender como utilizar um Oracle? Essa é a versão ideal, existe um limitador de armazenamento de no máximo, 4Gb de informação e o limite de 1Gb de memória RAM.
  • SQL Server Express Edition, mundo Microsoft também possui sua versão livre, sendo fácil de usar e muito leve.
A lista não para aqui, mas resolvi citar apenas os principais que todo desenvolvedor necessita conhecer, então crie um CD com esses Bancos, baixe alguns tutoriais gratuitos e comece hoje mesmo a colocar algo mais no seu currículo. Algum outro banco que você utiliza e quer compartilhar com todos? Comente esta matéria.

Abraços e até a Próxima
Fernando Anselmo

2 comentários:

  1. Anselmo, gostei do post sobre banco de dados.

    Uma dúvida que não encontro em canto algum, nem em livros. No MySQL tem como usar "sinonimos"? E qual é o tamanho máximo de armazenamento desse banco? Você citou que o tamanho do Oracle.

    Outra... Para internet, qual banco é melhor?

    Rogério
    rbrodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá: Sim, tem como usar sinônimos,veja em http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/using-explain.html. Teoricamente o tamanho do seu HD. Essa última é mais complicada, recomendo que você leia o artigo "Iniciando um Projeto (Banco de Dados)". Abraços.

    ResponderExcluir